Resolvi postar aqui alguns ds mitos e das verdades que descobri e/ou caíram por terra durante esses anos em que faço dieta. Alguns eu já desconfiava, outros eu nem fazia ideia. E, como estamos todas no mesmo barco, por que não compartilhá-los?
Muita gente que decide cortar de vez o açúcar da dieta acaba se rendendo aos refrigerantes diet e zero, não é? Pois vcs sabiam que eles contêm muito sal pra compensar a falta de açúcar, o que pode levar ao aumento da pressão arterial, e todos, sem exceção, dão uma fome descomunal pouco depois de ingeridos? Sim, fome! E não adianta nada tomar refrigerante diet/light/zero e comer além da conta, certo? Então, cortemos de nosso cardápio esses famigerados líquidos do mal! Leia-se refrigerantes light/diet/zero, H2OH, Aquarius, e qualquer outro que tenha zero açúcar no rótulo. Quer uma bebida realmente zero de açúcar? Água! Com gás pra se assemelhar ao refrigerante faz um efeito incrível! E para compensar a falta de açúcar no organismo use mel puro.
Outra coisa é a quantidade de alimentos salgados que contêm açúcar! Gente, é muuuuuita coisa! Basicamente, todos os pratos prontos congelados, molho de tomate, catchup, bisciotos salgados, linguiças (?!?), pães. O jeito de cortar realmente o açúcar refinado da dieta? Leia os rótulos! Eu sei, pode parecer loucura, mas eu vinha fazendo dieta há mais de um ano e não tinha essa preocupação. Nos últimos 2 meses comecei a ler todos que me apareceram na frente. Resultado: 6kg a menos na balança. Acho que vale à pena, né?
Outra coisa que aprendi na dieta é esquecer o termo
caloria. Muitas vezes a gente se preocupa demais com esse detalhe e se esquece que o corpo precisa de energia saudável pra funcionar. Pouquíssimas calorias fazem o corpo entrar em colapso. Por isso, não conte as calorias do que come, mas procure comer calorias que valem o que pesam. Por exemplo, um copo de suco de laranja tem mais calorias que um copo de refrigerante, mas não engorda porque não tem açúcar refinado. Sim, o vilão da balança é mesmo o açúcar refinado. Podem acreditar.
Outro ponto são as gorduras. Gordura vegetal não engorda. Pelo contrário, é saudável. Amendoim, amêndoas, castanhas, tudo isso são gorduras vegetais. Têm muitas calorias? Têm. Mas não engordam. Já a gordura animal... também não engorda! Só não é saudável. Aumenta o colesterol e a glicose, mas não engordam. Aquela gordurinha da picanha? Só não coma se estiver com altos índices de colesterol.
Outro mito que caiu por terra na minha dieta foi o de que carne de porco engorda. Não, não engorda. Apenas deixa o processo de emagrecimento mais lento. Você não engorda, mas também não emagrece! Melhor evitá-la.
É isso, meninas! Revolucionários esses conceitos? Eu achei. Mas depois que passei a levá-los em conta minha dieta deu mais resultados. Espero que ajude vocês também.