quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alguns mitos e verdades que descobri com anos de dieta...

Resolvi postar aqui alguns ds mitos e das verdades que descobri e/ou caíram por terra durante esses anos em que faço dieta. Alguns eu já desconfiava, outros eu nem fazia ideia. E, como estamos todas no mesmo barco, por que não compartilhá-los?

Muita gente que decide cortar de vez o açúcar da dieta acaba se rendendo aos refrigerantes diet e zero, não é? Pois vcs sabiam que eles contêm muito sal pra compensar a falta de açúcar, o que pode levar ao aumento da pressão arterial, e todos, sem exceção, dão uma fome descomunal pouco depois de ingeridos? Sim, fome! E não adianta nada tomar refrigerante diet/light/zero e comer além da conta, certo? Então, cortemos de nosso cardápio esses famigerados líquidos do mal! Leia-se refrigerantes light/diet/zero, H2OH, Aquarius, e qualquer outro que tenha zero açúcar no rótulo. Quer uma bebida realmente zero de açúcar? Água! Com gás pra se assemelhar ao refrigerante faz um efeito incrível! E para compensar a falta de açúcar no organismo use mel puro.

Outra coisa é a quantidade de alimentos salgados que contêm açúcar! Gente, é muuuuuita coisa! Basicamente, todos os pratos prontos congelados, molho de tomate, catchup, bisciotos salgados, linguiças (?!?), pães. O jeito de cortar realmente o açúcar refinado da dieta? Leia os rótulos! Eu sei, pode parecer loucura, mas eu vinha fazendo dieta há mais de um ano e não tinha essa preocupação. Nos últimos 2 meses comecei a ler todos que me apareceram na frente. Resultado: 6kg a menos na balança. Acho que vale à pena, né?

Outra coisa que aprendi na dieta é esquecer o termo caloria. Muitas vezes a gente se preocupa demais com esse detalhe e se esquece que o corpo precisa de energia saudável pra funcionar. Pouquíssimas calorias fazem o corpo entrar em colapso. Por isso, não conte as calorias do que come, mas procure comer calorias que valem o que pesam. Por exemplo, um copo de suco de laranja tem mais calorias que um copo de refrigerante, mas não engorda porque não tem açúcar refinado. Sim, o vilão da balança é mesmo o açúcar refinado. Podem acreditar.

Outro ponto são as gorduras. Gordura vegetal não engorda. Pelo contrário, é saudável. Amendoim, amêndoas, castanhas, tudo isso são gorduras vegetais. Têm muitas calorias? Têm. Mas não engordam. Já a gordura animal... também não engorda! Só não é saudável. Aumenta o colesterol e a glicose, mas não engordam. Aquela gordurinha da picanha? Só não coma se estiver com altos índices de colesterol.

Outro mito que caiu por terra na minha dieta foi o de que carne de porco engorda. Não, não engorda. Apenas deixa o processo de emagrecimento mais lento. Você não engorda, mas também não emagrece! Melhor evitá-la.

É isso, meninas! Revolucionários esses conceitos? Eu achei. Mas depois que passei a levá-los em conta minha dieta deu mais resultados. Espero que ajude vocês também.

6 comentários:

Gordinha XG disse...

oi, querida!

estou começando meu blog agora e gostei bastante do seu! estou te adicionando aos preferidos e te seguindo, tá? beeeijo!

Cris disse...

Adorei as dicas e concordei com todas. A gente faz muita coisa errada né amiga...tem que ficar de olho.
O mais difícil pra mim é cortar a coca zero, o H2o, mas adoro agua com gás então vou tentar substituir.
Beijos Cris.

Lih disse...

Vou experimentar essas dicas.

Safire Williams disse...

Tem muita ''verdade absoluta'' por aí que não vale na prática. Adorei o seu post!

Coca ♥ Zero disse...

amiga tem presente pra vc lá no meu blog!
beijos
coca

Adriana Marques disse...

Oie Bri,

É, essa gripe tá fogo...
Meu peso está me deixando louca. Estava emagrecendo e agora com as viagens e muito trabalho, voltei a casa dos 93kl e não estou conseguindo baixar (por enquanto).
Vamos que vamos... não podemos desistir.

Beijocas e boa semana,